A Associação Luso-Espanhola de Pedagogia – ALEP – foi formalmente constituída por Escrituras Públicas de 22 de maio de 1986.
A sua história remonta aos anos 70 do século passado, e surge da inquietação pedagógica e formativa de um grupo de professores que percebeu a necessidade da permanente atualização profissional a fim de dar respostas eficazes através da formação/educação, num mundo em contínua mudança.
Ao longo do seu percurso foram importantes e recorrentes as relações luso-espanholas no âmbito da educação e cultura.
A ALEP integra um Centro de Formação de Professores (com reconhecimento e acreditação desde 1993, pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, a sua acreditação é válida por períodos de três anos, tendo sido a última em 2023).
Este Centro tem proporcionado ações de formação, a sócios e não sócios, em diversos pontos do país e dirigidas a diversos níveis de ensino.
A missão da Associação Luso-Espanhola de Pedagogia é contribuir para a formação contínua dos educadores e criar espaços de intercâmbio entre profissionais que desenvolvam um pensamento crítico e reflexivo, promovendo uma aprendizagem diversificada e inclusiva.
A visão da Associação Luso-Espanhola de Pedagogia é ser uma plataforma de formação que se propõe humanizar a educação nesta era digital, contribuindo para a construção de uma sociedade mais solidária e sustentável.
Excelência: Compromisso com a qualidade e inovação na formação de professores.
Responsabilidade: Contribuir para a transformação da educação através de uma formação sólida e prática, atenta às necessidades educativas de cada época.
Compromisso: De uma formação contínua adequada e atualizada.
Colaboração: Valorização da troca de experiências e parcerias com outras instituições.
Respeito: Promoção de um ambiente inclusivo e de respeito pela diversidade.
Estatutos